Histórico do Capítulo Fronteira Sul no 28

 

A Possibilidade

Por ocasião das freqüentes visitas do Venerável Mestre da Loja Adonai, à Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, tomou conhecimento, junto ao 1o Grande Vigilante, Johnson Bertoluci, da possibilidade de fundarmos um Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente, entidade para-maçônica, cujo propósito é, através de trabalhos ritualísticos, ressaltar valores morais e espirituais, além de fazer caridade, era algo factível.

Esta notícia encheu de motivação a todas as esposas de maçons presentes naquele jantar festivo na Loja Adonai. 

 

A Formação do Grupo

Devido a aceitação maciça da idéia, por parte das esposas, o Venerável Mestre, José Antonio Pegas Henriques, convidou, além da esposa Maria de Lourdes Soares Henriques, o irmão Gregório Alves DAvila e esposa Mirian Lais Pintos DAvila para coordenarem os preparativos necessários a criação do Capítulo.

Foram feitas visitas às Lojas Sigilo no 14, Estrela dos Magos no 41 e Amizade no 142, todas da cidade de Bagé, com a finalidade de expor os objetivos e convidar as esposas e parentes a participarem do grupo. Houve ainda adesão de vários maçons e parentes de maçons, de Porto Alegre, incluindo o Sereníssimo Grão-Mestre irmão José Wohlgemuth Koelzer Neto e esposa. Houveram, ainda, adesões das vizinhas cidades de Pinheiro Machado e Candiota.

 

O Apoio da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do RGS

No dia 17 de junho de 2000 às 19:00 horas foi realizada uma reunião na Loja Adonai 58, sobre os procedimentos para Fundação e Instalação do Capítulo, com a palestra proferida pelo 1o Grande Vigilante da Grande Loja Maçônica do R.G.S. e Delegado da 1a Região Maçônica, irmão JOHNSON BERTOLUCI.

O Grão Mestre JOSÉ WOHLGEMUTH KOELZER NETO emitiu o Decreto no 043-1999/2002 datado de 09 de agosto de 2000, onde incentiva a formação de Capítulos para-maçônicos, recomendando a todas as Lojas de sua jurisdição o patrocínio e a facilitação do uso de prédios e Templos para a realização das atividades de Capítulos da Ordem Estrela do Oriente.

Certamente  este apoio foi crucial para que a formação do Capítulo tivesse êxito, pois sem o apoio das Potências Maçônicas nos seus Estados, é impossível prosperar, não só os Capítulos da Ordem Estrela do Oriente, mas qualquer entidade para-maçônica, tais como Capítulos De Molay, Betheis das Filhas de Jó e outros.

 

A Primeira Administração (Set/2000 - Dez/2001)

OFICIAIS ELEITOS

 

Digna Matriarca

MARIA DE LOURDES SOARES HENRIQUES

 

Digno Patriarca

JOSÉ ANTONIO PEGAS HENRIQUES

 

Matriarca Assistente

MIRIAN LAIS PINTOS DAVILA

 

Patriarca Assistente

GREGORIO ALVES DAVILA

 

Secretária

ALBA MIRTA PEREIRA STORNIOLLO

 

Tesoureira

MARCIA HELENA TEIXEIRA DUARTE

 

Condutora

SANDRA MARA LLANO DE BRITO

 

Condutora Assistente

LUCIA HELENA C. DA SILVA GONÇALVES


OFICIAIS INDICADOS

 

Capelã

GICELDA BARBOSA FERREIRA

 

Chefe de Cerimônias

CLOTILDE MARIA DUARTE CALVET

 

Musicista

MARIZA GONÇALVES DE BEM

 

Adah

ROSEMARI  SCHARDOSIN FARA

 

Ruth

GLADIS MARA ANTUNES DA CUNHA

 

Esther

GICELDA FARIA LUCAS AZEVEDO

 

Martha

SYLVIA VAZ SILVA PETRUCCI

 

Electa

TEREZINHA VERA DE AVILA

 

Guarda

ANA ROSLINDE FERRARI LUNELLI

   

Sentinela

ROSARIA MODERNAL PINTO

 

Porta Bandeira

FERNANDA SOARES DE MACEDO

   

CONSELHO FISCAL

RUBENS LUNELLI - 1 ano

JOÃO BOSCO BELAUNZARAN DE BRITO - 2 anos

LUCIA HELENA C. S. GONÇALVES – 3 anos

 

 

 

OBRA SOCIAL

 

"Grupo Viva o Doce Prazer de Viver"

Portadores de Acidente Vascular Cerebral - AVC

 

O Recebimento da Carta Constitutiva Provisória

No dia 10 de setembro de 2000 às 19:00 horas, reuniram-se na Loja Adonai 58, todos os candidatos para as últimas instruções e esclarecimentos com o Irmão SIMON Q. "JUNI" ODUBER  Deputado da Muito Digna Grande Matriarca e do Muito Digno Grande Patriarca, para o Brasil, Aruba e Venezuela e a Irmã HELEN ODUBER. Estes irmãos vieram de Aruba, especialmente para a Constituição do Capítulo.

Finalmente no dia 11 de setembro de 2000, foi realizada a Constituição do Capítulo com a entrega da Carta Constitutiva Provisória com validade de um ano, seguida pela solenidade de Iniciação, ambas em carater reservado. Ás 17:00 horas em sessão aberta ao público com a presença aproximada de 170 pessoas, incluindo autoridades civis, militares e maçônicas, aconteceu a solenidade de Instalação do Capítulo e posse dos Oficiais. Todas as cerimônias foram conduzidas pelos Irmãos SIMON Q. "JUNI" ODUBER (eMail) e HELEN ODUBER.

 

O Recebimento da Carta Constitutiva

No dia 11 de julho de 2002, com a presença de uma comitiva do Grande Capítulo Geral composto pela Muito Digna Grande Matriarca, Dorothy Dewing; Muito Digno Grande Patriarca, Harles Creech; Deputado para o Brasil, Aruba e Venezuela, Simon Oduber; Grande Digna Secretária, Betty Briggs; Membro do Comite, Nancy Howatt; Embaixadora para a Venezuela, Helen Berry; Embaixador para as Filipinas, William Owen; Grande Chefe de Cerimônias de Vermont, Evelina Owen; Past Digna Matriarca de Vermont, Shirley Parmantal; Past Digno Patriarca de Vermont, Albert Parmantal; Past Digna Matriarca, Ossie Parrot; Past Digna Matriarca, Iva Givens; Past Digna Matriarca, Helen Swails.

Estavam presentes várias autoridades maçônicas, dentre elas o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do RGS, José Wohlghmuth Koelzer Neto e todos os Veneráveis Mestres das Lojas de Bagé.

A Cerimônia foi conduzida pela Muito Digna Grande Matriarca com o auxílio dos membros de sua Comitiva.

Após a Cerimônia houve um jantar de confraternização e entrega de lembranças à Comitiva do Grande Capítulo Geral da Ordem da Estrela do Oriente.

 

|Fundadores| |Administração| |Hino| |Heroínas|

|Galeria| |Localização| |Links| |Livros| |Fotos|